Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Metrô-DF terá a 1ª estação com captação de energia solar da América Latina

Estação da Guariroba terá placas de energia solar e armazenada em

Estudo da Nasa, nos Estados Unidos, mostra que no planeta há quatro regiões extremamente favoráveis à captação de energia solar e uma dessas é o Planalto Central do Brasil. De acordo com o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, o projeto modelo em parceria com empresas chinesas implantado na estação da Guariroba possivelmente será copiado para as 23 estações restantes do Metrô.

 

A incidência de luz solar nesta região é espantosa, diz Dourado. Então, o excedente não consumido nas estações poderá ser vendido, inclusive para a concessionária Companhia Energética de Brasília (CEB), em Brasília. Pelos cálculos, a economia será de 15 a 20% de energia elétrica do Metrô DF. A energia solar armazenada é suficiente para manter a estação 24 horas em funcionamento. Marcelo Dourado lembra que só há três estações de metrô no mundo com esta tecnologia e essa em Brasília é a primeira na América Latina.

 

A previsão para o início do uso na estação é para o mês de setembro deste ano.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Revista Brasília.

 

Ouça mais:

Conta bancária de graça deve ser ofertada por todos os bancos no Brasil

 

Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Miguelzinho Martins.



Criado em 19/05/2015 - 17:32 e atualizado em 19/05/2015 - 14:26