Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Clarisse Mattos conta um pouco da história do tratado que foi assinado em 1990 e passou a valer em 2009

Revista Rio

No AR em 08/07/2020 - 00:42

Explorar dúvidas e curiosidades existentes na Língua Portuguesa: este é o objetivo do quadro Na Ponta da Língua. Um bate-papo do âncora Dylan Araújo, com Clarisse Mattos, revisora e fundadora da Reta Final, empresa de revisão de textos acadêmicos.

Nesta edição do quadro, Clarisse traz para o público uma reflexão sobre as dúvidas que persistem em relação ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que não é tão novo assim, já que foi assinado em 1990. Nesta edição, ela fala um pouco sobre a história do uso da Língua Portuguesa. "A nossa língua é a quinta mais falada no mundo", ensina ela. São oito países onde se fala Português, eles formam a Counidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), integrada por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

Tentativas foram feitas, ao longo do tempo, para se chegar a um consenso sobre a escrita em Língua Portuguesa, mas somente o acordo de 1990 passou a valer, com o objetivo de facilitar questões sociais e políticas, buscando fortalecer as comunidades falantes do português.

Ouça o bate-papo clicando no player!

No próximo encontro, Clarisse vai falar mais especificamente sobre as regras que o novo acordo trouxe, e que ainda geram muitas dúvidas. Não perca!

Criado em 08/07/2020 - 01:13

Mais do programa