Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais da metade dos alunos do estado do Rio enfrenta problemas de acesso à internet

Levantamento feito pela Defensoria Pública do Estado mostra as dificuldades do ensino domiciliar no ciclo básico, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus

Revista Rio

No AR em 06/10/2020 - 00:28

No quadro sobre Educação do programa Revista RioRodrigo Azambuja, defensor público e coordenador de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, apresentou as informações coletadas pela Diretoria de Pesquisa e Estudos de Acesso à Justiça da instituição. Os dados são resultado de um mapeamento das dificuldades apresentadas no regime especial domiciliar de ensino do ciclo básico, que engloba a Educação Infantil e os ensinos Fundamental e Médio, durante a pandemia da covid-19.

Algumas das informações do estudo, disponíveis no site da Defensoria, mostram que mais da metade (54%) dos alunos, de todo o estado do Rio de Janeiro, enfrentam problemas de acesso à internet. Entre eles, 10% não dispõem de nenhum tipo de conexão. Quase metade (49%) precisa compartilhar o uso do aparelho eletrônico (celular, tablet ou computador).  Apenas 12% conseguem acessar as aulas virtuais; outros 27% apenas raramente o fazem.  Ainda, somente 1% dos estudantes recebeu, das unidades escolares, chips pré-pagos; e, para 29%, foram entregues material didático já impresso. Entre os estudantes que receberam material por meio digital, apenas 22% contam com uma impressora em suas casas.

O objetivo do estudo é entender como os estudantes receberam os serviços educacionais durante a pandemia e, a partir daí, poder planejar ações para aprimorar a execução das políticas públicas. Mais de seis mil pessoas responderam aos formulários. A pesquisa também revela que muitos alunos gostariam de poder contar com a reposição das aulas, "a impressão que a gente tem deles é de que nada substitui o professor em sala de aula", diz o defensor Rodrigo Azambuja, durante a conversa.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

Criado em 06/10/2020 - 01:29

Mais do programa