Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Ponta da Língua: O uso correto de 'mesmo'

Clarisse Mattos explica e dá exemplos de como utilizar, ou não, a palavra nas frases

Revista Rio

No AR em 10/11/2020 - 14:45

Explorar dúvidas e curiosidades existentes na Língua Portuguesa: Este é o objetivo do quadro Na Ponta da Língua, todas as terças-feiras no programa Revista Rio. Acompanhe o bate-papo do âncora Dylan Araújo, com Clarisse Mattos, revisora e fundadora da Reta Final, empresa de revisão de textos acadêmicos.

Nesta edição do quadro, Clarisse chama a atenção para uma frase que é de uso obrigatório nos elevadores do estado de São Paulo: 'Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar.' Mas ela tem um pequeno problema, exatamente no uso da palavra "mesmo".

"Essa palavrinha, né, que a gente usa tanto, seja na escrita ou na fala, mas que nem sempre a gente presta atenção em como ela está sendo usada", diz Clarisse. As regras do uso da palavra "mesmo" ou "mesma" dependem da função que ela está exercendo na frase.

Focando em sua função, "mesmo" geralmente é usado para enfatizar alguma coisa, o que está correto, podendo também vir na forma "mesma", como em "Foi ela mesma quem comprou as flores", ensina Clarisse. O uso de "mesmo" também pode ser feito para dar o sentido de equivalência ou semelhança.

Ainda existem outros sentidos possíveis para o uso da palavra "mesmo". E, finalmente, o uso incorreto, comum, mas condenado pela gramática.

Ouça o Na Ponta da Língua clicando no player:

 

Criado em 10/11/2020 - 14:53

Mais do programa