Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Ponta da Língua: A linguagem neutra

Clarisse Mattos fala sobre as implicações linguísticas do uso da linguagem neutra de gênero

Revista Rio

No AR em 17/11/2020 - 14:47

Explorar dúvidas e curiosidades existentes na Língua Portuguesa: Este é o objetivo do quadro Na Ponta da Língua, todas as terças-feiras no programa Revista Rio. Acompanhe o bate-papo do âncora Dylan Araújo, com Clarisse Mattos, revisora e fundadora da Reta Final, empresa de revisão de textos acadêmicos.

Nesta edição do quadro, Clarisse traz para os ouvintes uma reflexão sobre o uso da linguagem neutra de gênero.

A linguagem neutra de gênero é aquela em que não se usa a vogal que designa o gênero de uma palavra. "Por exemplo, ao invés de falar 'menina' ou 'menino', a gente poderia falar 'menine'", comenta ela, que explica o por que da existência desse movimento.

"Algumas pessoas defendem que o uso de uma linguagem neutra seria uma forma mais abrangente de uso da língua, englobando pessoas do gênero masculino, pessoas do gênero feminino e também pessoas que não se identificam com um ou com outro gênero", diz Clarisse ao abordar o assunto sob o ponto de vista de quem defende o uso da linguagem neutra. Existe uma outra vertente, mais conservadora em relação às particularidades da língua portuguesa, que defende o purismo da língua.

Para Clarisse, essa é uma questão que não depende de uma opinião ou regra imposta, pois não é assim que uma língua funciona. "Quem faz a língua são os falantes", alerta ela.

Ouça esta edição do Na Ponta da Língua clicando no player:

Criado em 17/11/2020 - 14:51

Mais do programa