Nesta semana temos a celebração de datas importantes que nos chamam atenção para saúde e a atividade física. Esta semana temos a celebração de datas importantes que nos chamam atenção para saúde e a atividade física.
O dia 6 de abril é considerado o Dia Mundial da Atividade Física, nesta segunda (7) foi a vez do Dia Mundial da Saúde o Dia Mundial da Conscientização sobre o Câncer é lembrado no dia 8.
Todas as datas reforçam a necessidade de sair do sedentarismo. O Ministério da Saúde tem um guia com 10 passos para praticar mais atividade física, entre eles está o cumprimento do tempo recomendado para cada idade, inclusiva para bebês.
As crianças de até um ano de idade, por exemplo, devem ficar 30 minutos por dia de bruços, crianças de 3 a 5 anos, são três horas de atividades, com pelo menos uma delas de intensidade moderada a vigorosa, de 6 a 17 anos, pelo menos 1 hora por dia, também em intensidade moderada e vigorosa.
Já os adultos e idosos, são 150 minutos de atividade física moderada ou 75 de atividade física vigorosa por semana.
O professor Wagner Gomes conversou com o Revista Rio, em mais uma edição do quadro Vida é Movimento, para ajudar a entender o que é sedentarismo e como medir o quanto ou não somos sedentários e, o mais importante, como sair desse lugar.
Ouça no player acima.