Sabe aquele livrinho de receitas que sua mãe guardava na gaveta da cozinha? E aquele prato ou quitute que carrega o nome de uma pessoa da família? Tipo... biscoito de queijo da tia Zélia... não é incomum que essas receitinhas passadas de geração em geração carreguem detalhes importantes sobre o preparo e os ingredientes, revelando a nossa herança cultural.
Essa gastronomia que também é carregada de afeto e memórias é o objeto de uma pesquisa desenvolvida na escola de nutrição da UniRio. O projeto ganhou um livro que detalha de onde vêm receitas clássicas como a feijoada, o frango com quiabo, o acarajé e o pato no tucupi, por exemplo.
Vamos entender mais sobre gastronomia ancestral conversando com a professora da Escola de Nutrição da Unirio, Renata Borchetta.