Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pianista Raisa Richter apresenta obras autorais no Sala de Concerto

Finalista do festival de Música Rádio MEC 2020, Raisa mostrará no programa duas obras inéditas

Sala de Concerto

No AR em 07/05/2021 - 17:00

O Sala de Concerto desta sexta, 7 de maio, recebe a pianista e compositora Raisa Richter. Raisa foi uma das finalistas do Festival de Música Rádio MEC 2020, com sua composição Joy.

Neste Sala de Concerto, ela apresenta uma série de outras obras de sua autoria, incluíndo as inéditas  Valsa D'Anna e Devaneio I.

Ouça o programa completo, no player acima. 

Repertório: 

1 - Estudo n. 1 para piano (2017)

2 - Improviso Minimalista (2017)

3 - Joy (2019)

4 - Do Nada (2018)

5 - Calada (2019

6 - Amor Líquido (2019)

7 - Valsa D'Anna (2020 - estreia)

8 - Devaneio I (2020 - estreia)

9 - IRMA (2021)

 

Sobre a pianista:

Raisa Richter é pianista e compositora paulista residente no Rio de Janeiro desde 2007. Iniciou seus estudos musicais desde muito nova, aos 4 anos de idade, no Conservatório Musical Arte e Som em Ribeirão Preto (SP), sua cidade natal. Em 2011 graduou-se em Bacharelado em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em 2014 recebeu o título de Mestre em Música pela mesma Universidade.

Como pianista, junto ao clarinetista Bezaleel Ferreira, compõe o Duo Ferreira Richter, o qual se dedica à divulgação da música camerística para a formação clarineta e piano. Desde 2015, o Duo vem se apresentando em diversas séries de música de câmara pelas cidades do Estado do Rio de Janeiro. Em 2010, Raisa Richter conquistou o terceiro lugar na categoria piano solo no XXIX Concurso Latino-Americano Rosa Mística em Curitiba – PR. Em 2015, junto ao Duo Ferreira Richter, conquistaram o terceiro lugar no Vº Concurso de Música de Câmara do 54º Festival Villa-Lobos. Ademais, em 2016, conquistou o terceiro lugar no Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmera da UFRJ na categoria solo de piano.

Nos últimos anos vem se interessando pela área teatral, principalmente pelos ensinamentos de Jerzy Grotowski.  Desde 2018 é sócia do Instituto do Ator, dirigido por Celina Sodré, onde trabalha como pianista-compositora durante a criação artística teatral. Em abril/maio de 2019, participou da programação do Instituto do Ator na CAIXA Cultural como pianista-compositora nas peças Bar Planetário Bergman e Noite das Russas. Na temporada no Instituto do Ator da peça Bar Planetário Bergman, participou como atriz, interpretando a personagem Charlotte do filme “Sonata de Outono” de Ingmar Bergman, e como pianista-compositora.

Como compositora, em novembro de 2019 foi uma das mulheres selecionadas para participar do SONORA 2019 – Festival de Mulheres Compositoras na edição do Rio de Janeiro. Em julho de 2020, sua música “Joy” foi selecionada como semifinalista do Festival de Música da Rádio MEC e conseguiu chegar à etapa final do concurso concorrendo à melhor música por Votação Popular. Em setembro de 2020, dentre mais de 17 mil inscritos, seu trabalho foi um dos 460 selecionados para a programação do SESC ConVIDA!, organizado pelo SESC Brasil, apresentando-se na categoria de Música Brasileira de Concerto com um recital online composto de suas músicas para piano solo.

Em 2021, Raisa participa de dois projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc: a produção cinematográfica de “I.R.M.A. – Invasão Russa na Mata Atlântica”, das diretoras Celina Sodré e Clara Choveaux, como diretora musical, compositora e intérprete, e como atriz. Como pianista do Duo Ferreira Richter, participa do projeto “Beethoven faz 250!”, apresentando a Sonata para piano e clarineta op. 120 n. 1 de Johannes Brahms. Para conhecer mais de seu trabalho acesse: www.raisarichter.com

 

Criado em 04/05/2021 - 10:39 - Episódio Raisa Richter - obras autorais

Mais do programa