Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro leva o universo musical indígena para as salas de aula

Projeto multimídia reúne 27 áudios originais e propõe dinâmicas didáticas

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 11/04/2018 - 16:00

O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (11) falou do lançamento do primeiro livro sobre músicas indígenas dirigido a professores, educadores musicais e interessados no universo indígena brasileiro. As entrevistadas foram Magda Pucci e Berenice de Almeida, autoras de “Cantos da Floresta – Iniciação ao universo musical indígena”.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

Magda pesquisa, há mais de 20 anos, a música de vários povos. Berenice é educadora musical e é responsável por levar esse repertório às escolas. Do trabalho das duas saiu a proposta de fazer uma ponte entre a cultura de alguns povos e o ensino musical em sala de aula, com a colaboração de consultores indígenas e especialistas.

O resultado foi o livro impresso, repleto de ilustrações e partituras, que vem acompanhado de um CD com 27 áudios originais. As autoras também reuniram em um site as atividades de contextualização, jogos, brincadeiras, escuta sensibilizadora e dinâmicas didáticas.

Elas comentaram que ainda há preconceito contra os povos indígenas e que o livro também desconstrói estereótipos.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

Criado em 13/04/2018 - 15:21

Mais do programa