Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa mostra que substâncias presentes no gengibre ajudam no combate a infecções generalizadas

Essas substâncias, conhecidas como gingerróis, possuem ações antioxidantes e anti-inflamatórias que reduzem os impactos negativos da infecção

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 29/01/2019 - 14:45

O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (29) falou sobre os resultados positivos que uma pesquisa feita na Universidade Federal do Ceará (UFC) obteve, ao testar substâncias isoladas do gengibre no tratamento de sépsis, ou infecções generalizadas.

Para entender mais do assunto, o programa conversou com o pós-doutorando Adelvane Rodrigues, condutor da pesquisa, e com Alexandre Havt, professor orientador do projeto.

Ouça a entrevista no player abaixo:


O professor explicou que um dos maiores problemas das infecções generalizadas é quando chega-se a lesionar os rins, pois isso acaba levando o paciente a óbito mais rapidamente.

Na tentativa de diminuir esses danos, professor e aluno passaram a estudar os efeitos dos gingerróis, subtâncias responsáveis pela sensação de ardor presente no gengibre. A partir daí, descobriram ações antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram significativamente o funcionamento dos rins, evitando que a sepse alcance um patamar mais grave.

O Prof. Alexandre Havt (esquerda) é o orientador da pesquisa feita pelo pós-doutorando Adelvane Rodrigues (direita)

O Prof. Alexandre Havt e o pós-doutorando Adelvane Rodrigues, responsáveis pela pesquisa.

A pesquisa teve sua importância reconhecida e chegou a ser publicada na revista Scientific Reports, um dos maiores periódicos científicos do mundo.

 

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Tags:  saúde

Criado em 29/01/2019 - 18:58

Mais do programa