Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cada vez mais pessoas optam por fazer um detox das redes sociais

Em um mundo onde tudo é perfeito, psicóloga fala sobre a relação das redes com a saúde mental e a autoestima

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 17/06/2019 - 13:00

Recentemente algumas celebridades norte-americanas deram um tempo de suas redes sociais para se internarem em clínicas de saúde mental e conseguirem um verdadeiro detox do mundo digital. Mas será que as redes sociais podem nos levar mesmo a uma estafa mental? Quem avalia essa questão é a psicóloga clínica com abordagem em Cognitivo Comportamental com foco em emoções, coaching de bem-estar e carreira, palestrante e escritora, Raquel Mello.

Segundo ela, sim, já que a gente vive hoje um mundo muito acelerado e imediatista. E essa super exposição das redes sociais amplifica nossa questão de autoestima e reconhecimento, que sempre existiram. "A busca da imagem perfeita, a busca pela vida perfeita, a questão da comparação social cada vez mais vem crescendo. Por isso muitas pessoas estão fazendo uma espécie de detox das redes sociais, para retomar o estar presente", esclarece a psicóloga. 

Para ela, esse hábito de só se conversar pelo zap ou encontrar com pessoas que fazem parte das suas redes sociais e você não conhece são características do mundo atual. "Hoje a gente já acorda e pega logo o celular. A gente tá pegando o celular antes de escovar os dentes. E a última que você faz é pegar o celular", acrescenta Raquel.

O Instagram mesmo tem essa preocupação com o uso excessivo da ferramenta e sobre a questão de autoestima dos usuários. Em pesquisa recente, eles visualizaram essa busca incessante por likes nas fotos, quem tem mais seguidor e isso começou a causar transtornos (alimentares, de ansiedade, de imagem, depressão). Hoje o Instagram tem uma série de páginas voltadas para transtornos alimentares, por exemplo. De acordo com a coaching: "eles vão tirar o número de likes e de seguidores para não ter mais esse ranking".

Ouça a entrevista completa abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 17/06/2019 - 16:58 e atualizado em 17/06/2019 - 16:58

Mais do programa