Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa investiga como estão os brasileiros com os impactos da pandemia

Coordenadora do estudo explica sobre a importância dos resultados

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/07/2021 - 13:30

Pesquisa conduzida pela Fiocruz avalia os impactos do confinamento provocado pela pandemia de Covid-19. O estudo integra um projeto internacional, do qual participam instituições de pesquisa do Chile, Equador, México, Peru e Espanha.

Os pesquisadores procuraram responder a partir do estudo, dentro de um cenário de crise social e de saúde pública, o que mudou ou não na vida dos brasileiros, com dados coletados entre junho e agosto de 2020. No ano passado, mais de 50% das pessoas relataram sentimentos de nervosismo, ansiedade e tensão, dificuldade para relaxar e controlar as preocupações, sensação de cansaço e desânimo.

Para falar sobre o assunto, o Tarde Nacional – Amazônia conversou com a coordenadora do estudo no Brasil, Jakeline Barbosa. Ela é do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (NEVS) da Fiocruz Brasília. A pesquisadora explica que agora estão realizando mais uma etapa da pesquisa, coletando dados atualmente, um ano depois da primeira etapa da pesquisa. Ela acredita que os resultados serão preocupantes para o contexto da saúde pública e da sociedade brasileira.

“Esses resultados vão conseguir pelo menos mensurar parte desses impactos. A gente sabe que os impactos são muitos, em diferentes dimensões, como lado pessoal, profissional e emocional. Mas essas pesquisas são importantes para medir e mostrar para a gente como está, porque a gente consegue saber um pouco como está em diferentes regiões do país, e como que a sociedade está se comportando diante de um desafio tão grande”, pontua Jakeline.

A coordenadora explica que o estudo tem como público-alvo pessoas com 18 anos ou mais. Basta morar no Brasil durante a pandemia e responder a um questionário disponível online. Ela conta que o método da pesquisa não é um método controlado, o que faz com que não se tenha ainda dimensão da quantidade de participantes, mas esperam que tenham um resultado com grande quantidade de participantes, como na etapa do estudo no ano passado.

 

Criado em 19/07/2021 - 17:59

Mais do programa