Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você já ouviu falar em doença da "urina preta"?

A Síndrome de Haff está associada ao consumo de pescado contaminado

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 11/10/2021 - 01:20

OTarde Nacional – Amazônia falou sobre a Síndrome de Haff. Conhecida popularmente como doença da "urina preta", a síndrome pode provocar sintomas como dor, rigidez ou espasmos musculares, dormência, além de modificar a coloração da urina.

De acordo com Álvaro Lima, professor no curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), há indícios de que a síndrome seja causada pelo consumo de peixes ou crustáceos provenientes de ambientes onde ocorreram blooms de microalgas conhecidas como microflagelados. Elas são produtoras de toxinas que, de uma forma direta ou indireta, podem contaminar o pescado.

Álvaro Lima explicou que essas toxinas são termo estáveis, ou seja, são resistentes ao calor e ao frio. Elas não são eliminadas com o congelamento e nem com o cozimento do o peixe ou crustáceo. Além disso, não é possível identificar pela aparência, nem pelo olfato ou paladar quando o pescado está contaminado.

Embora tenham sido registrados alguns casos suspeitos da doença nas últimas semanas, o professor ressaltou que não há motivo para pânico, pois tratam-se de eventos pontuais localizados no espaço e no tempo.

O entrevistado alertou para que já nos primeiros sintomas as pessoas bebam bastante água pra facilitar a eliminação da toxina do organismo e procurem, o quanto antes, uma unidade de saúde para confirmação do diagnóstico e realização do tratamento adequado em cada caso.

Quer saber mais? Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

 

Criado em 11/10/2021 - 07:45

Mais do programa