Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OMS desiste de incluir termo "velhice" na Classificação Internacional de Doenças

No Brasil, o novo CID passaria a valer a partir de 2022. A desistência foi comemorada pela comunidade científica de diversos países.

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 17/12/2021 - 14:45

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre a decisão da OMS de desistir da inclusão do termo "velhice" na Classificação Internacional de Doenças (CID). No Brasil, o novo CID passaria a valer já no ano de 2022, mas as consequências da mudança despertaram um grande debate na comunidade científica, levando a OMS reconsiderar a medida. Quem deu entrevista sobre o assunto foi a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Ivete Berkenbrock.

Entre os impactos negativos que a mudança causaria, a médica citou a influência nos dados epidemiológicos referentes a outras doenças e o preconceito quanto à idade, também conhecido como etarismo. A doutora também comentou sobre a Década do Envelhecimento Saudável, estipulada pela própria OMS, e sobre a importância do médico geriatra nesse processo.

"Nós temos que fazer um investimento ao longo do ciclo da vida para chegar à velhice bem, apesar das doenças", afirmou a médica.

Clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Tags:  velhice OMS

Criado em 17/12/2021 - 14:51

Mais do programa