Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Da raiva humana à covid-19: entenda como funcionam as zoonoses

Especialista falou das medidas coletivas e individuais de prevenção a várias doenças transmitidas por animais 

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 06/07/2022 - 16:00

No Dia Mundial das Zoonoses, celebrado neste 6 de julho, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre algumas doenças transmitidas de animais para humanos e vice-versa (zoonose reversa). A entrevistada foi a chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Elba Lemos.

A especialista comentou sobre a raiva humana, doença contraída recentemente por um adolescente no Distrito Federal, após ter sido arranhado por um gato de rua. Ela também falou sobre a covid-19, Leishmaniose, Doença de Chagas, Esporotricose, Hantavirose, Febre Maculosa e Dengue. Elba Lemos listou os principais cuidados que devemos ter para evitar as transmissões, tanto no ambiente domiciliar quanto na natureza.

Como medidas coletivas de prevenção, ela ressaltou a importância de respeitar o equilíbrio ambiental, além de vacinar humanos e animais. Já sobre os cuidados individuais, a entrevistada elencou o uso de repelentes, a não-humanização dos animais domésticos (evitar beijar ou deixar que o animal lamba o rosto) e a atenção redobrada ao visitar ambientes silvestres. 

Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.

Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 06/07/2022 - 18:26

Mais do programa