Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Censo Indígena: saiba como será realizada a coleta nas comunidades e terras indígenas brasileiras

Confira entrevista com a Coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 11/08/2022 - 17:55

 O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre o Censo Demográfico 2022 nas comunidades indígenas no País. A entrevistada foi a Coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marta Antunes.

Ela falou dos desafios de logística para chegar em todas as aldeias e comunidades, do papel dos guias e intérpretes na tradução dos questionários e também ressaltou a importância das lideranças indígenas, que acabam fazendo a ponte entre as comunidades e os recenseadores.

Segundo a coordenadora, o censo é fundamental para saber o que mudou na vida dos povos indígenas de 2010 pra cá, data do último levantamento feito pelo IBGE. Ela destacou ainda que, nesta edição de 2022, será aplicado um questionário inédito sobre a infraestrutura das comunidades, que deverá ser respondido pelas lideranças indígenas.

Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.

O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 11/08/2022 - 17:57

Mais do programa