O Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (30) falou sobre um projeto que tem o objetivo de analisar a diversidade de insetos da Amazônia. O entrevistado foi o professor Sênior do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Dalton de Souza Amorim. Ele é o coordenador geral do “BioInsecta – Biodiversidade de insetos em uma floresta tropical amazônica: riqueza de espécies, estrutura vertical e turnover faunístico”.
Ele contou como os pesquisadores coletam os insetos para estudo, usando diversas armadilhas e diferentes estratégias. O objetivo é catalogar as amostras e fazer seu mapeamento genético, para chegar a uma dimensão da diversidade de espécies na região, quase que um raio x da floresta.
Segundo Dalton Amorim, 80% de todos os animais que conhecemos são insetos, mas apesar da diversidade de espécies, é grande a dificuldade de estudá-los, principalmente por conta de seu tamanho reduzido. Ele acrescentou que os insetos são importantes para todo o ecossistema e convidou os ouvintes para acompanhar os achados da pesquisa nos perfis do Instagram @bio_insecta e no @inct_biodossel .
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.