O Tarde Nacional – Amazônia desta segunda-feira (12) falou sobre o correntão, uma prática extremamente agressiva usada para desmatar grandes áreas. A entrevistada foi a Secretária-executiva da Rede Cerrado, Ingrid Silveira.
Ela explicou que essa técnica consiste em amarrar uma corrente de navio em dois tratores que vão arrastando e dizimando tudo que está no caminho: arrancando árvores centenárias, esmagando animais, destruindo o solo e as nascentes. Segundo a entrevistada, o correntão ocorre com maior frequência no Cerrado e na Amazônia e causa danos irreversíveis ao meio ambiente. Estima-se que o procedimento seja capaz de desmatar até dez campos de futebol por dia, de acordo com Ingrid Silveira.
Ela ressaltou que a prática é considerada crime ambiental em muitos contextos, mas é preciso de uma lei que deixe isso explícito. A secretária-executiva falou sobre o abaixo assinado que pretende pressionar os parlamentares para a aprovação do PL 5.268/2020, que propõe proibir expressamente o uso do correntão.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.