O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (16) falou sobre um estudo que analisou a incidência de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) na maior área de garimpo do Brasil, no sudoeste do Pará. O entrevistado foi o professor titular do Departamento de Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Aluisio Segurado. Ele é o pesquisador responsável pelo projeto Saúde Vale Ouro, financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Ele contou que foram visitadas 6 comunidades, no município de Itaituba, com o intuito de observar a dinâmica das relações sociais nesses locais. E explicou que os pesquisadores estiveram tanto nos baixões (onde ocorre a atividade de extração propriamente dita) quanto nas corrutelas, que funcionam como centros comerciais, com a presença dos chamados cabarés (onde estão concentradas as atividades de prostituição).
Segundo o professor, mais de 550 pessoas participaram do estudo e foram testadas para HIV, hepatites, sífilis e malária. Os resultados da pesquisa ainda não foram divulgados, mas Aluisio Segurado adiantou que os dados apontam para uma vulnerabilidade aumentada para esse tipo de doença na região.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.