O Tarde Nacional – Amazônia desta terça-feira (27) fala sobre a gripe aviária. O entrevistado é o médico infectologista Júlio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
O especialista explica como pode ocorrer o contágio das aves para os humanos e reforça que, até o momento, não há registro de transmissão da doença de pessoa para pessoa (mas pode haver, no futuro, uma mutação genética que permita isso).
Segundo ele, é fundamental o controle e monitoramento da situação, com atenção especial a locais com alta mortandade de animais. Além disso, o professor ressalta que profissionais que trabalham em granjas devem fazer uso dos equipamentos de proteção individual e serem testados para o vírus H5N1 em casos de sintomas gripais.
O professor fala, ainda, sobre os cuidados que a população deve ter ao consumir ovos e carnes das localidades onde já foi notificada a doença: evitar ingerir os alimentos crus, de preferência cozinhando os mesmos em temperatura acima de 70 graus.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.