Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maioria dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes acontece em ambiente "seguro"

Confira entrevista com a especialista em Inteligência Sexual para Crianças, Kennya Gralha

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 15/05/2025 - 17:37

O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (15) falou sobre prevenção e combate a abusos sexuais contra crianças e adolescentes. A entrevistada foi a especialista em Inteligência Sexual para Crianças, Kennya Gralha. Ela é autora do livro “Meu Corpo Ninguém Toca. Eu grito! Eu corro! Eu conto!”.

Ela explicou que o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial desse tipo de violência (somente no ano passado, foram 900 mil crianças abusadas). De acordo com Kennya, a maioria dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes acontece em ambiente tido como "seguro", e muitos dos abusadores são conhecidos das vítimas. 

Por isso, a entrevistada reforçou a importância de os menores serem ensinados, desde cedo, sobre as partes dos seus corpos que não podem ser tocadas, além dos conceitos de privacidade, segredos bons e segredos maus, entre outros. A especialista falou também sobre as quatro regras da proteção: dizer não, gritar, correr e buscar um adulto de confiança. Ela também alertou os responsáveis para ambientes em que as crianças devem ser supervisionadas, como festas, banheiros públicos e condomínios.

Kennya Gralha ressaltou, ainda, os riscos a que os menores estão submetidos nos ambientes on-line e listou alguns dos canais de denúncia para a população, frisando que não é preciso ter provas do abuso para alertar as autoridades responsáveis. 

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 15/05/2025 - 17:40

Mais do programa