No Dia Mundial do Meio Ambiente (5), o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre os impactos da poluição plástica. A entrevistada foi a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), Sylmara Gonçalves Dias. Ela é líder do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS) e ex-Presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).
Ela comentou os dados da ONU, segundo os quais o mundo produz mais de 400 milhões de toneladas de plástico por ano. E alertou para o fato de 40% desse plástico estar em embalagens de uso único.
A especialista trouxe, ainda, um dado alarmante: foram reciclados apenas 10% de todo plástico produzido até hoje no mundo. Ou seja, segundo Sylmara Dias, a solução para o problema global está na regulação da produção, em políticas públicas e no financiamento de pesquisas sobre novos tipos de materiais.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa concedida à apresentadora Juliana Maya.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.