O Tarde Nacional – Amazônia desta quinta-feira (3) fala sobre uma pesquisa que mostra que os desastres causados pelas chuvas intensas no Brasil mais que triplicaram nesta década. Os dados são de um estudo inédito da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica, coordenado pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a UNESCO e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O entrevistado é o professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ronaldo Christofoletti. Ele é presidente do Grupo de Especialistas em Cultura Oceânica da UNESCO e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
O professor explica que o estudo se baseou em dados oficiais da Defesa Civil. Segundo Ronaldo Christofoletti, 83% das cidades brasileiras sofrem os impactos das chuvas extremas. Além disso, os dados mostram que os centros urbanos não estão preparados para essa realidade, já que o número de pessoas afetadas pelos desastres também teve um crescimento expressivo.
O entrevistado alerta para o fato de que, se nada for feito, a tendência no Brasil é de agravamento dos extremos climáticos. O documento “Temporadas das Águas: O Aumento das Chuvas Extremas” propõe, ainda, soluções baseadas na natureza e pode ser acessado aqui.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.