Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista alerta para os impactos da dor crônica na qualidade de vida dos idosos

Confira entrevista com o geriatra e membro da Comissão de Dor da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Diogo Kallas

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 08/07/2025 - 15:06

Em alusão ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Dor Crônica, celebrado no último sábado (5), o Tarde Nacional – Amazônia fala sobre os impactos desse tipo de dor na qualidade de vida dos idosos. O entrevistado é o geriatra e membro da Comissão de Dor da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Diogo Kallas. Ele é vice-presidente eleito da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor.

O médico explica que a dor crônica geralmente começa de forma aguda, e torna-se crônica quando permanece por mais de três meses. Ela pode ser causada por várias condições (trauma, infecções e doenças metabólicas) e pode estar localizada em diferentes partes do corpo (nos músculos, nas juntas, na cabeça, na região lombar, na barriga, etc.).

De acordo com o especialista, a dor crônica é considerada uma doença por si só, independente dos fatores que venham causar a dor. Estima-se que 30% a 50% dos idosos no Brasil tenham dor crônica, causada principalmente por doenças degenerativas dos ossos e dos músculos. 

Diogo Kallas alerta para o fato de que pessoas com dor crônica têm maior tendência a apresentar quadros de depressão, ansiedade, insônia, além do risco aumentado para quedas e fraturas.

O médico fala, ainda, sobre o risco da automedicação, da importância de buscar tratamento adequado logo nos primeiros sintomas de dor, e ressalta que não é normal sentir dor.

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

 

Criado em 08/07/2025 - 15:48

Mais do programa