O Tarde Nacional – Amazônia desta terça-feira (1) fala sobre um estudo que analisa a mudança nos hábitos alimentares de comunidades ribeirinhas da região do Médio Solimões. A entrevistada é a pesquisadora Daiane Soares Xavier da Rosa, doutoranda em Ciências da Sustentabilidade pela Universidade de Lisboa e associada ao Instituto Mamirauá, no Grupo de Pesquisa em Territorialidades e Governança Socioambiental na Amazônia.
Ela conta que o estudo foi motivado pelo aumento na incidência de doenças crônicas, como diabetes e obesidade. A partir daí, a pesquisa analisou os hábitos alimentarem em seis comunidades das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, que possuem características distintas, inclusive no que diz respeito à proximidade dos centros urbanos.
Segundo a pesquisadora, foram constatados alguns fatores que têm influenciado no consumo de alimentos ultraprocessados, como um aumento da renda, a facilidade de acesso aos mercados e até as cheias dos rios, que dificultam a pesca e a agricultura.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.