Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Emissões de gás metano aumentam 6% no Brasil entre 2020 e 2023

Confira entrevista com o coordenador do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima, David Tsai

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 28/08/2025 - 15:30

O Tarde Nacional – Amazônia desta quinta-feira (28) fala sobre um documento lançado nesta quarta-feira (27) pelo Observatório do Clima, que aponta um aumento de 6% nas emissões de metano no Brasil entre 2020 e 2023. O entrevistado foi o coordenador do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima, David Tsai.

Ele explica que o metano é um gás de efeito estufa capaz de aquecer o planeta muito mais que o gás carbônico. E, justamente por isso, deverá estar entre as discussões da COP30, em novembro deste ano, em Belém, no Pará. 

Segundo o entrevistado, no Brasil, o rebanho bovino é o maior emissor do gás metano (por conta do processo de digestão dos animais, o conhecido "arroto do boi"), seguido pelo setor de resíduos e pelas queimadas. O estudo lista, ainda, uma série de ações para mitigar essas emissões, o que, de acordo com Tsai, são possíveis e necessárias para que o País alcance as metas previstas em acordo internacional. 

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 28/08/2025 - 18:04

Mais do programa