No Dia Internacional da Mulher Rural, o Tarde Nacional - Amazônia conversa com Patrícia de Lucena Mourão, Coordenadora-geral de Organização Socioprodutiva de Mulheres Rurais da Secretaria de Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Ela comenta os desafios enfrentados pelas trabalhadoras do campo, das florestas e das águas, como o acesso à terra e a serviços como creches e escolas. E fala também sobre o trabalho do cuidado, ainda tão invisibilizado na sociedade como um todo.
A Coordenadora elenca algumas das políticas públicas voltadas para essas mulheres, com destaque aos programas voltados à geração de renda e à independência financeira. Segundo a entrevistada, a construção de autonomia é uma forma de garantir direitos dessas mulheres e reduzir, inclusive, sua vulnerabilidade à questões como violência doméstica, por exemplo.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.