Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda os riscos do contato direto com morcegos

Confira entrevista com a bióloga e coordenadora de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros, Karen Toledo

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 07/10/2025 - 18:39

O Tarde Nacional — Amazônia desta terça-feira (7) fala sobre os morcegos e os cuidados que devemos ter após contato direto com esses animais. A entrevistada é a bióloga, doutoranda na Fundação Oswaldo Cruz e coordenadora de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros, Karen Toledo. Ela também é pesquisadora colaboradora do Laboratório de Mastozoologia Adriano Lúcio Peracchi (na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. 

A especialista esclarece que o Brasil possui mais de 180 espécies de morcegos, sendo apenas 3 de hematófagos (cuja fonte de alimento é o sangue de outros animais). Ela conta que o comportamento padrão dos morcegos consiste em fugir dos humanos e que, ao contrário do que povoa o imaginário popular, eles não costumam atacar. 

Sobre as situações em que um morcego entra dentro de uma residência, a especialista recomenda que se isole o cômodo (inclusive dos animais de estimação) e que seja feito contato com a prefeitura ou o serviço de zoonose do município para a retirada do animal com segurança. Ela acrescenta que os casos de mordidas de morcegos em humanos são raros, mas, quando ocorrem, assim como quando ocorre contato com qualquer secreção do animal, o recomendado é lavar bem o local e seguir imediatamente para o serviço de saúde. 

Karen Toledo explica que a principal doença a ser transmitida pelos morcegos é a Raiva, mas que pra isso ocorrer o animal também precisa estar contaminado, o que acontece com uma minoria. Entretanto, ela alerta para as precauções necessárias com relação à Histoplasmose, doença causada pela inalação de fungos presentes nas fezes desses e de outros animais, como evitar varrer a seco o local sujo para não levantar os esporos no ar e utilizar máscaras ao entrar em grutas e cavernas. 

A bióloga ressalta a importância de não matarmos os morcegos, já que os mesmos são excelentes polinizadores e ajudam, inclusive, no controle de pragas e insetos. 

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 07/10/2025 - 18:45

Mais do programa