Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Petróleo na Foz do Amazonas: a importância do debate

Confira entrevista com o professor titular do Instituto Oceanográfico da USP, responsável pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano e Membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Alexander Turra

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 23/10/2025 - 18:29

O Tarde Nacional – Amazônia desta quinta-feira (23) fala sobre a licença, concedida pelo Ibama, que autoriza a Petrobras a pesquisar a viabilidade de exploração de petróleo a 500 km da Foz do Rio Amazonas, na chamada Margem Equatorial, em alto-mar, na divisa do Amapá com o estado do Pará. O entrevistado é o professor titular do Instituto Oceanográfico da USP, responsável pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano e Membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Alexander Turra.

Ele explica como os cientistas têm se posicionado com relação ao assunto, sendo que uma parte tem levado em consideração a questão da segurança energética do Brasil, enquanto outra, mais ligada ao meio ambiente, tem visto a licença na contramão do Acordo de Paris. O professor reforça que um assunto complexo como este precisa ser debatido por diversos setores da sociedade, principalmente por aqueles que têm legitimidade para se manifestar, como os povos originários e comunidades tradicionais da região. 

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista completa.

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 23/10/2025 - 18:33

Mais do programa