Um estudo recente da Pluxee revela uma tendência que pode estar crescendo entre os brasileiros: dos mais de 2.900 pesquisados, 67% disseram que estão se desconectando, de forma consciente, das redes sociais. A maioria disse que estava perdendo muito tempo com isso. Um outro motivo apontado foi a ansiedade e o estresse provocados pelo conteúdo das redes.
Para saber mais sobre o uso excessivo das telas e as consequências para a nossa saúde mental, o Tarde Nacional conversa com a psicóloga Chrystina Barros, especialista em Gestão de Saúde, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em Ciência da Felicidade, pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.
Entre outros pontos, ela destaca o risco das redes sociais para a segurança das crianças e dos adolescentes e fez um alerta para que os pais estejam sempre atentos ao conteúdo acessado pelos seus filhos e com quem estão conversando. O uso excessivo também pode prejudicar o aprendizado, afetar a autoestima e provocar problemas mentais, como ansiedade e depressão.
A desconexão consciente do mundo virtual e a redução do número de horas de tela garante mais tempo livre para que as pessoas busquem interações com o mundo real e novas atividades.
Ouça no player acima.