No Brasil, estima-se que pelo menos um milhão de pessoas sejam cegas e outras quatro milhões apresentem deficiências visuais, com até 30% da capacidade de visão, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. De acordo com especialistas, 90% desses casos poderiam ser evitados com diagnósticos precoces.
O Tarde Nacional conversa com o oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos, Thales Erick Soares, sobre o Dia Mundial da Visão, celebrado nesta quinta-feira (9).
Ele destaca que a principal causa de cegueira irreversível nos adultos é o glaucoma, que atinge o nervo do olho e provoca restrição no campo visual. Inicialmente a pessoa não percebe os sintomas desta doença silenciosa e aos poucos vai perdendo a visão. "Quanto mais cedo for descoberta e tratada, menos lesão a pessoa terá no futuro."
Em relação às crianças, Thales Soares alerta que os exames oftalmológicos devem realizados a cada seis meses durante os primeiros dois anos de idade. "O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem reduzir o impacto futuro provocado por problemas como tumores oculares, diferença de grau muito grande entre os olhos e estrabismo."
Na entrevista, Thales Soares também fala sobre o Teste do Olhinho, cuja triagem é feita normalmente na maternidade, e destaca os problemas gerados pelo uso excessivo de telas em crianças, como o desenvolvimento de miopia.