Neste Outubro Rosa, o Tarde Nacional conversa com a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio de Janeiro, Maria Júlia Calas, sobre o câncer de mama hereditário, que representa cerca de 10% dos diagnósticos da doença.
A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que sejam diagnosticados cerca de 74 mil novos casos anuais de câncer de mama, de 2023 a 2025, sendo mais de 7 mil com origem genética.
Maria Júlia Calas explica que o diagnóstico precoce é fundamental. "Quando a gente diagnostica um câncer em estágio inicial, a chance de cura é cada vez maior."
No entando, ela destaca que a mulher ainda tem medo do diagnóstico. "Ela não faz o exame com medo do que possa ser encontrado. É muito importante que se faça a mamografia de rastreio regularmente. Quem procura acha e quem acha, cura."
Ouça no player acima.