Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aniversário de Brasília: Presidente do Iphan defende gestão compartilhada para cuidar do patrimônio

A capital federal é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 21/04/2026 - 16:15

Neste aniversário de 66 anos de Brasília, o Tarde Nacional conversa com Deyvesson Gusmão, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Brasília é um dos poucos lugares do mundo reconhecidos como Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 1987, a cidade foi inscrita na lista da Unesco por representar um marco único do urbanismo e da arquitetura moderna.

Deyvesson destaca a questão do tombamento e os desafios para acompanhar as transformações da cidade ao longo do tempo.

Ele defende uma gestão compartilhada entre as instâncias do poder público e da sociedade para a preservação e conservação do patrimônio. 

"Patrimônio é um caminho para a cidadania. Não existe patrimônio cultural desatrelado do direito à cidade, do direito à cultura, à educação. O patrimônio é multisetorial, interdisciplinar. Por isso a ideia da gestão compartilhada. Estado e sociedade juntos, fazendo a gestão do patrimônio, para que a gente consiga, de fato, conservar a cidade, fazer a salvaguarda dos nossos bens culturais e preservá-los para as futuras gerações."

Criado em 21/04/2026 - 15:49

Mais do programa