Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mulheres ainda são penalizadas após a maternidade

Nos últimos cinco anos, mais de 383 mil mulheres foram demitidas até dois anos após a licença

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 20/05/2026 - 16:28

A maternidade ainda pesa — e muito — na trajetória profissional das mulheres brasileiras..

Dados recentes mostram que quase 95% das mulheres não receberam promoção durante a gravidez ou no período da licença-maternidade. E, quando voltaram ao trabalho, viveram o que os especialistas chamam de “penalidade da maternidade”, que é quando a chegada dos filhos acaba desacelerando — ou até interrompendo — o crescimento profissional feminino.

Entre 2020 e 2025, mais de 383 mil mulheres foram demitidas até dois anos após a licença-maternidade e quase metade deixa o mercado formal depois do primeiro filho.

Sobre este assunto, o Tarde Nacional conversa com a especialista em gestão de pessoas, Rosa Bernhoeft.

 

Criado em 20/05/2026 - 17:18

Mais do programa