Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Texto de Samuel Beckett dá voz às mulheres silenciadas pela sociedade

Atriz Carolina Virgüez fala sobre trabalho que dá corpo e voz a personagens por meio de solos que dialogam entre diferentes linguagens artísticas

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 05/04/2021 - 18:47

Em entrevista a Luciana Valle, no Tarde Nacional Rio, a atriz Carolina Virgüez falou sobre sua atuação no espetáculo Vozes do Silêncio – Filme não Filme que reúne três obras curtas (“Não eu”, “Passos” e “Cadência”) do grande dramaturgo irlandês Samuel Beckett. A peça estreou no dia 2 de abril e segue com apresentações gratuitas, de sexta a domingo, às 19h, até o dia 25, na plataforma Zoom, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla.

"Essas personagens que o Beckett cria são personagens que estão confinadas num espaço físico. Essas peças dialogam perfeitamente com nosso momento atual", diz ela sobre as três obras, que abordam o confinamento e a oportunidade de resolver os conflitos pela comunicação verbal.

Os três filmes — “Não eu”, “Passos” e “Cadência” — dialogam entre si, revelando existências femininas marcadas pelo tempo, que resistem ou não, à erosão do dia-a-dia, e que têm em comum a repetição de hábitos padronizados, o cancelamento e outros tipos de violências.

"Eu acho fundamental, principalmente pra nós, mulheres, que sejamos ouvidas, porque nós temos uma delicadeza, uma inteligência, que tem que ser colocada pra fora, para que a gente construa uma sociedade mais igualitária, e que a gente possa de fato avançar, porque o caminho que a gente tem feito até agora tem nos levado também, evidentemente que não em tudo, mas em algumas situações complexas, eu acho que a voz da mulher é muito importante", reflete a atriz sobre o espetáculo, que tem direção de Fábio Ferreira.

Ouça, no player acima, a entrevista completa. 

Mais informações sobre Carolina Virgüez:

Com vasta experiência em teatro, a atriz trabalhou com Bia Lessa, Luiz Arthur Nunes, Marco André Nunes (Aquela Cia), Gracindo Júnior, Eryk Rocha, Gabriela Carneiro da Cunha, Antônio Karnewale, Georgette Fadel, Yara Novaes, Adriano Guimarães, Pierre Astriè, Dácio Lima, Cláudio Baltar e Fábio Ferreira, entre outros. Junto à Cia BufoMecânica, participou em Stratford e Londres, na Royal Shakespeare Company, do espetáculo “Two roses for Richard”. Em cinema, trabalhou em Hollywood com Bill Condon no filme “Breaking dawn - Saga crepúsculo”. Entre seus mais recentes filmes estão “Fernando”, “Veneza” e “Casa flutuante”, produção portuguesa com estreia prevista para 2021. Em teatro recebeu os prêmios Molière (“Dois idiotas cada qual no seu barril”); Mambembe (“Cinderela chinesa”); Shell, Questão de Crítica e APTR (“Caranguejo overdrive”). Ainda como atriz, foi indicada aos prêmios Mambembe (“Petruska”), Shell (“Médico à força”), Questão de Crítica (“Penso ver o que escuto”) e Coca-Cola (“Cinderela chinesa”).

"Vozes do Silêncio – Filme não Filme!"

Temporada: de 02 a 25 de abril de 2021

Apresentações de sexta a domingo, às 19h

Ingressos gratuitos. Capacidade: 260 pessoas. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 70 minutos

Criado em 05/04/2021 - 19:21

Mais do programa