Para saber quais cuidados é preciso ter com a saúde das crianças durante o outono, o Tarde Nacional conversou com o pediatra Gabriel Farias.
Ouça no player acima.
(release)
No outono, é preciso redobrar o cuidado com a saúde e, por isso, é indicada a vacinação contra a gripe, principalmente em crianças e idosos.
Nessa época, prevalecem as doenças respiratórias, como asma, sinusite, faringite, dores de garganta, bronquite e até pneumonia.
Algumas atitudes simples, como manter uma boa alimentação, beber bastante líquido, preferir locais bem ventilados e limpos, além de manter a higiene diária, são atitudes que podem prevenir o aparecimento de várias doenças trazidas com o clima seco do outono.
Segundo o pediatra Gabriel Farias, do Hospital Icaraí, é preciso redobrar a atenção, em especial com as crianças pequenas, como as abaixo de seis meses de idade.
“É importante prestar atenção a sintomas mais severos, como falta de ar, febre e dores intensas”, alerta o pediatra, lembrando que a vacina da gripe faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
“Nessa época do ano, em casa, é indicado usar o umidificador de ar e deixar sempre as janelas e portas abertas para a circulação do ar. Manter o ambiente limpo elimina também ácaros, fungos e bactérias que costumam se proliferar com mais facilidade e são os causadores de alergias e outros problemas respiratórios. É importante lavar sempre as mãos e usar álcool em gel para evitar a contaminação por micróbios e vírus”, explica o pediatra.