Moradores de bairros próximos de áreas de mata ou de lagoas no Rio de Janeiro têm se queixado de um aumento atípico da presença do borrachudo. A picada é dolorida porque faz um pequeno corte na pele e geralmente causa inchaço, coceira, vermelhidão e até reações alérgicas.
Esses são os sintomas narrados por moradores de bairros como Alto da Boa Vista, na Zona Norte, e Rio das Pedras, Itanhangá, Ilha da Gigoia, Barrinha, Morro do Banco e Tijuquinha, na Zona Oeste. Segundo relatos, a presença de borrachudos não é de hoje, mas em 2025 a situação está fora do normal. A Prefeitura do Rio diz que o fumacê – usado normalmente para combater mosquitos – é ineficiente contra o borrachudo, e que outras medidas são necessárias.
Para saber como evitar a proliferação do inseto e aliviar as suas picadas, o Tarde Nacional conversa com o infectologista André Ricardo Araújo da Silva. Confira as dicas no player acima.