Cada vez mais brasileiras estão cruzando fronteiras em busca de conhecimento, crescimento profissional e novas oportunidades. Uma pesquisa do Salão do Estudante, a maior feira de educação internacional da América Latina, mostra que 65% dos brasileiros que planejam estudar fora do país são mulheres.
O levantamento, feito entre outubro de 2023 e abril de 2025 com mais de 82 mil estudantes, revela que elas não buscam apenas aprender um novo idioma, mas também investir em formações que impulsionem a carreira e abram portas em um mercado ainda majoritariamente masculino.
A pesquisa também aponta que o sonho de estudar fora começa cada vez mais cedo — muitos querem embarcar logo após o ensino médio — e que programas de intercâmbio e graduação sanduíche vêm crescendo como alternativas mais acessíveis.
O Tarde Nacional conversa sobre o assunto com Priscila Gomes, diretora de Eventos da BMI/THE - Times Higher Education - empresa que está a frente do Salão do Estudante.
Priscila Gomes, diretora de Eventos da BMI/THE - Times Higher Education - empresa que está a frente do Salão do Estudante. O Salão do Estudante é a maior feira de estudos no exterior da América Latina e faz parte de uma série de eventos internacionais, organizados BMI/Times Higher Education. Com sede em Londres, a THE é responsável pelo prestigiado World University Rankings. Durante o evento, os interessados podem conhecer e falar diretamente com representantes de reconhecidas universidades e faculdades de todo o mundo. Há oportunidades de estudos fora do país para jovens e adultos.
Agenda no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Barra da Tijuca
11 de novembro
Das 15:00 às 18:30
Windsor Barra
Av. Lúcio Costa, 2630 - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – Copacabana
12 de novembro
Das 15:00 às 18:30
Hotel Hilton Copacabana
Av. Atlântica, 1020 - Copacabana