Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Cartas Libanesas - Ayuni" leva aos palcos imigração libanesa ao Brasil

Espetáculo teatral com Eduardo Mossri se inspira em troca de cartas de seus avós libaneses; releitura evidencia o papel da mulher na relação

Tarde Nacional - São Paulo

No AR em 09/04/2025 - 16:30

Dez anos após a estreia de "Cartas Libanesas", espetáculo que emocionou plateias por onde passou com a história de um libanês que imigra para o Brasil em busca de um futuro melhor, Eduardo Mossri volta ao palco com uma nova perspectiva dessa saga familiar. Em “Cartas Libanesas – Ayuni”, em cartaz no Sesc Ipiranga, em São Paulo, o ator divide a cena com Ana Cecília Costa, que dá vida a Adibe, esposa de Miguel, o imigrante libanês. A peça é uma extensão e reinvenção da montagem original — agora trazendo para o centro da narrativa a voz feminina que, até então, era apenas mencionada.

O espetáculo mergulha na correspondência entre Miguel e Adibe, revelando não apenas a história de amor entre eles, mas também os desafios da imigração, as marcas do machismo estrutural e a força das mulheres que ficaram. Ayuni, que em árabe significa “luz dos meus olhos”, ilumina as lacunas deixadas pelo primeiro espetáculo e homenageia tantas outras histórias de mulheres invisibilizadas pela distância, pela guerra e pelo silêncio.

E claro, é crucial lembrar que a peça foi inspirada numa história real vivida pelos avós libaneses do Eduardo Mossri, ator e idealizador do projeto.

O Tarde Nacional SP recebeu o ator no estúdio para um bate papo sobre a peça, sobre imigração e sobre o machismo vivido naquela época e atualmente. Ouça mais no player acima. 

SERVIÇO

“Cartas Libanesas – Ayuni”
Local: 
Sesc Ipiranga (rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo - SP)
Até 25/5. Sex. e sáb., às 20h. Dom. e feriados, às 18h

Criado em 09/04/2025 - 16:30

Mais do programa