Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tapete Vermelho presta homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro

Anna Karina de Carvalho traz ainda dicas de festivais e destaques para as salas de cinema de todo país

Tarde Nacional - São Paulo

No AR em 19/06/2025 - 16:15

Na edição desta semana da coluna Tapete Vermelho, Anna Karina de Carvalho presta uma homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em 19 de junho. A data foi instituída pela Ancine em referência a um episódio marcante: em 1898, o italiano Afonso Segreto trouxe ao Brasil um cinematógrafo comprado na França e registrou as primeiras imagens em movimento da Baía de Guanabara. Era o nascimento do cinema no país – há exatos 127 anos.

Para comemorar a data, Anna Karina trouxe uma seleção especial de notícias e destaques da sétima arte nacional. Um dos principais anúncios vem da diretora Carla Camurati, entrevistada por Anna Karina para uma matéria exibida na TV Brasil. O filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, marco da retomada do cinema nacional nos anos 90, completa 30 anos e será relançado em versão remasterizada em 4K a partir de agosto. A nova cópia oferece uma experiência de altíssima qualidade para o público revisitar – ou conhecer pela primeira vez – essa obra emblemática.

Outro destaque da coluna foi o CinePE – Festival do Audiovisual de Pernambuco, um dos mais relevantes do país, que neste ano premiou A Melhor Mãe do Mundo, de Ana Mülaert, como Melhor Filme. Pela primeira vez, os títulos da mostra poderão ser vistos em todo o Brasil por meio da plataforma Itaú Cultural Play, de 16 de junho a 16 de julho, ampliando o acesso ao cinema nacional.

Anna Karina também destacou a 20ª edição do CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que será realizada no fim de junho, na cidade histórica de Minas Gerais. A programação inclui 147 filmes distribuídos em 12 mostras temáticas, com homenagens à atriz Marisa Orth e debates voltados à preservação audiovisual, tema central do evento. As exibições também estarão disponíveis online, de 27 de junho a 13 de julho, pelo site cineop.com.br, de forma simultânea à mostra presencial.

Na agenda das premiações, a apresentadora anunciou os indicados ao Grande Otelo, novo nome do tradicional Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que será entregue no dia 30 de julho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O longa Ainda Estou Aqui lidera a lista com 16 indicações, incluindo Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado e Atriz. Outros indicados incluem Baby, de Marcelo Caetano; Casa Branca, de Luciano Vidigal; Malu, de Pedro Freire; e Motel Destino, de Karim Aïnouz, que integrou a mostra competitiva de Cannes em 2024.

E já está confirmado o filme que vai abrir o Festival de Gramado, entre 13 e 23 de agosto. Trata-se de “O Último Azul”, do diretor Gabriel Mascaro, premiado pela crítica no Festival de Berlim deste ano. O filme estreia no circuito comercial também em agosto, logo após sua exibição no tradicional festival da serra gaúcha.

Clique no player para ouvir a coluna.

Criado em 19/06/2025 - 16:15

Mais do programa