De 29 de junho a 2 de julho, Fernando de Noronha (PE) se transformou na capital brasileira do audiovisual com a realização da segunda edição do festival Noronha2B. O evento reuniu profissionais do cinema, representantes do governo, curadores de festivais e agentes do turismo em torno de um objetivo comum: fortalecer a atuação das film commissions como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico e cultural do país. Uma film commission, ou comissão fílmica, é uma organização, geralmente governamental, que tem como objetivo atrair e facilitar a produção audiovisual em uma determinada região, oferecendo suporte e informações para produtoras e equipes de filmagem.
A jornalista Anna Karina de Carvalho levou a coluna “Tapete Vermelho” para o Noronha2b e traz os destaques do evento para o Tarde Nacional SP.
Organizado sob direção artística do cineasta Zeca Brito, o Noronha2B ofereceu uma programação diversa para o público geral, com projeções de filmes ao ar livre, mesas de debate, oficinas e masterclasses. Para os profissionais do setor, o festival foi palco de um mercado audiovisual completo, com sessões de work in progress e laboratórios de desenvolvimento de projetos, em uma proposta que busca atrair produções nacionais e internacionais para o Brasil por meio das film commissions.
Em entrevista à coluna, Joana Braga, coordenadora de Economia Criativa e da Porto Alegre Film Commission, ressaltou a importância do evento na consolidação de políticas públicas voltadas ao setor:
“Viemos aqui, apostamos na participação e patrocínio desse evento porque era necessário qualificar a discussão sobre as film commissions no país. Ficou claro nas falas do Ministério da Cultura, da Embratur, do Ministério do Turismo, que há uma oportunidade de trabalhar de forma engajada, colaborativa, para o desenvolvimento da film commission nacional como uma política estruturante para o audiovisual e o turismo”, disse Joana.
O encontro também contou com a presença de Andréa Barata Ribeiro, produtora da O2 Filmes, responsável por obras icônicas como Cidade de Deus e Marighella, e considerada uma das 50 produtoras mais influentes do mundo pela revista Variety. Em sua fala, Andréa destacou o papel do audiovisual na promoção do Brasil:
“Sem dúvida, é uma forma muito eficiente de mostrar o Brasil. O audiovisual e o turismo têm uma relação simbiótica. O N2B tornou possível o encontro de pessoas desse universo, trouxe tutores para os projetos, trouxe as film commissions, curadores, a CM Bio, a Embratur. Foi um encontro muito próspero”, resumiu Andréa.
O evento também foi espaço para o anúncio da formação de uma film commission nacional, uma iniciativa celebrada por representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual, como Joelma Gonzaga, presente no festival. O objetivo é consolidar o Brasil como destino competitivo para produções audiovisuais, assim como já ocorre em cidades como Cannes, Barcelona e Paris.
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