A coluna Tapete Vermelho desta semana destaca o drama brasileiro “Descontrole”, estrelado por Carolina Dieckmann e que estreia nesta quinta-feira (5) nos cinemas. O longa aborda frontalmente o tema do alcoolismo e seus impactos na vida familiar. Dirigido por Carol Minem e Rosane Svartman, a produção reforça o olhar do cinema nacional para questões íntimas e sociais.
Para Carol Minem, o processo de direção compartilhada foi determinante para a construção da obra. Ela define a parceria com Rosane Svartman como uma experiência “incrível”, destacando que a direção pode ser um lugar solitário e que ter alguém para trocar em todas as etapas – da preparação ao set – torna a criação mais rica. Segundo a cineasta, essa divisão permitiu decisões mais seguras e um olhar complementar sobre a narrativa, algo que ela espera repetir em futuros projetos.
Todos os anos o Brasil registra cerca de 20 mil mortes associadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Metade da população adulta admite o uso de bebidas e 18% confessam o consumo abusivo. Os dados são de uma pesquisa feita pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), de 2021 a 2023.
A produtora Iafa Britz destaca o caráter profundamente pessoal de “Descontrole”, que nasce de sua própria história e se conecta com a trajetória de pessoas adoecidas que não conseguem pedir ajuda. Ela afirma que o filme toca feridas que só o audiovisual e a ficção conseguem alcançar, permitindo que o público fale de temas sensíveis por meio de personagens fictícios, mas altamente identificáveis.
No cenário internacional, o cinema brasileiro também ganha espaço com “Yellow Cake”, novo filme de Tiago Melo em competição no Festival de Rotterdam, um dos mais importantes do mundo. A produção marca o retorno do diretor ao evento após o prêmio Bright Future, em 2018, e tem recebido críticas elogiosas. O filme acompanha a cientista nuclear Rúbia Ribeiro (Rejane Faria), em um projeto secreto para erradicar o Aedes aegypti, misturando crítica social e elementos de ficção científica. Um dos destaques do longa é a atuação de Tânia Maria, a dona Sebastiana de “Agente Secreto”. Dessa vez, ela dá vida a Rita.
No circuito nacional, a Semana do Cinema chega à 8ª edição com ingressos a R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). É uma boa oportunidade de maratonar os filmes indicados ao Oscar! Nos anos anteriores, a iniciativa já levou mais de 23 milhões de espectadores às salas em todo o país.
Ouça mais no player acima.