Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tapete Vermelho: rapper Hungria estreia nos cinemas

Colunista Anna Karina de Carvalho destaca também o longa nigeriano "A Sombra do Meu Pai" e o documentário brasileiro "Aqui Não Entra Luz"

Tarde Nacional - São Paulo

No AR em 07/05/2026 - 18:50

Dois filmes que estavam apenas no circuito de festivais estreiam esta semana. Os longas também se destacaram no Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF), que ocorreu de 29 de abril até o dia 3 de maio e teve a jornalista Anna Karina de Carvalho como curadora.

Um deles, “A Sombra do Meu Pai”, foi o grande campeão do BIFF 2026 e emocionou o público. A produção nigeriana acompanha os irmãos Remi e Akin, que vivem longe do pai desde a crise eleitoral de 1993. Quando surge a chance de passarem um dia ao lado dele, os meninos viajam até a capital, Lagos, mas o que encontram é uma realidade muito mais dura do que imaginavam.

Segundo Anna: "é um filme delicado, político, humano e muito potente sobre infância, ausência e sobrevivência. Daqueles que ficam com a gente depois da sessão".

Também chega aos cinemas “Hungria – A Escolha de Um Sonho”, sobre a história do rapper Gustavo Hungria ou Hungria Hip Hop, interpretado por Gabriel Santana. O longa mostra a trajetória do artista desde a infância no município de Cidade Ocidental (GO), no entorno do Distrito Federal, até o sucesso.

Em um momento em que o rap falava de outras pautas, Hungria insistiu em falar dos sonhos, dos carros e das conquistas. Ele pagou um preço alto e isso é retratado na telona, com muita verdade, música e uma energia que conversa diretamente com quem acredita em si próprio.

Também entra em cartaz o premiadíssimo documentário brasileiro “Aqui Não Entra Luz”, da diretora Karoline Maia. Filha de uma trabalhadora doméstica, Karoline transformou a própria experiência em um documentário sobre as marcas históricas desse tipo de atividade no Brasil. O filme cria uma ponte entre a senzala e o quarto de empregada para discutir racismo, violência e heranças coloniais que ainda estão muito presentes na sociedade brasileira.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 07/05/2026 - 18:58 - Episódio Tapete Vermelho

Mais do programa