Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista orienta sobre uso correto de protetores solares no verão

Excesso de sol pode causar câncer de pele e outras doenças

Tarde Nacional

No AR em 19/12/2018 - 18:18

O verão começa nesta sexta-feira (21). Os dias de sol e praia inspiram cuidados, sobretudo com a saúde da pele. Sem proteção, a exposição aos raios solares pode desencadear inflamações, queimaduras e até câncer de pele. O uso de protetores solares é indicado, mas é preciso tomar algumas precauções na hora de escolher o produto, de acordo com Marisol Dominguez Muro, farmacêutica-bioquímica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ouça a entrevista no player abaixo:


Ela explicou que o organismo produz pigmento para proteger o DNA. Essa proteção é o bronzeamento. No entanto, quando é ultrapassado, pode causar danos à saúde.

O protetor solar pode proteger contra três tipos de raios ultravioletas: A, B ou C. Ela indicou a necessidade da leitura dos rótulos, para saber qual é o fator de proteção do produto.

 

"Normalmente, os fotoprotetores de 15 já são muito bons, 30 também. Acima de 50 somente para aquelas pessoas que têm problema de pele. No entanto, quanto maior, mais protegidos", afirmou.

 

Ela falou também que o excesso de sol pode causar câncer de pele e outras doenças, como catarata.

Já quem tem alergia a protetor solar, precisa lavar a região com água e sabão neutro e passar hidratante após a exposição ao sol e procurar produtos sem os compostos químicos que provocam a reação alérgica.

Apresentação: Fátima Santos, Dáurea Gramático e Anchieta Filho.

 

Saiba mais

Dezembro Laranja quer conscientizar para prevenção ao câncer de pele

 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 19/12/2018 - 18:30

Mais do programa