Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadora aponta que rejeitos de mineração podem virar cimento sustentável

Mestre em Engenharia Civil se aprofundou no estudo de como reaproveitar e diminuir a exposição dos rejeitos do minério de ferro nas barragens

Tarde Nacional

No AR em 14/02/2019 - 17:42

No dia 25 de janeiro de 2019, o Brasil enfrentou grande tragédia humana e ambiental com o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, Minas Gerais. De acordo com o último boletim divulgado nesta semana, 166 pessoas morreram, 155 ainda estão desaparecidos e 138 pessoas estão desabrigadas. Mas, o que fazer com a lama de rejeitos da mineração?

Alguns estudos realizados no Brasil apontam bons resultados em relação ao uso de rejeitos de mineração de ferro como materiais de construção. Para falar sobre uma dessas pesquisas, o Revista Brasil entrevista Carolina Goulart, mestre em Engenharia Civil na área de materiais sustentáveis e meio ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisadora identificou, em sua dissertação de mestrado, que a lama pode virar cimento, um produto de grande demanda dentro da construção civil. 

Segundo Carolina, seu estudo foi feito com o intuito de poder reaproveitar e diminuir a exposição dos rejeitos do minério de ferro nas barragens. Ela salienta que a lama pode ser utilizada antes de acontecer um desastre, como o de Brumadinho.   

Ouça a entrevista completa:

 

Apresentação: Luciano Barroso, Anchieta Filho e Dáurea Gramático.

Produção: Denise Oliveira e Jailson Sena (estagiário sob supervisão).

Criado em 14/02/2019 - 17:59

Mais do programa