Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psicóloga fala do emocional do paciente ao receber diagnóstico de câncer

Ouça entrevista com a psicóloga clínica Daniela Generoso sobre esse assunto

Tarde Nacional

No AR em 16/10/2019 - 13:40

O programa Tarde Nacional desta quarta-feira (16) convidou a psicóloga clínica Daniela Generoso, pós-graduada em Neuropsicologia e pós-graduanda em Psicologia Existencial Humanista, para falar sobre o estado emocional de quem recebeu o diagnóstico de câncer. A campanha de conscientização do Outubro Rosa continua neste mês.

Ouça no player abaixo:


Para a psicóloga, o melhor é que o paciente saiba sempre a verdade, para poder estruturar um projeto futuro.

 

“O diagnóstico do câncer não é uma sentença de morte. O câncer tem cura”, afirmou.

 

Daniela contou que foi diagnosticada com câncer e ficou preocupada pelos dois filhos adolescentes, que poderiam ficar sem mãe.

 

Não é fácil receber um diagnóstico. O primeiro impacto machuca, porque a gente ainda entende que o câncer é diagnóstico de morte", disse.

 

Ela reforçou que é muito importante o apoio psicológico.

A especialista defendeu que é preciso valer a lei de 60 dias e procurar o Ministério Público para buscar o direito do tratamento (oncológico).

Os principais problemas psicológicos que podem resultar de um resultado de diagnóstico de câncer são ansiedade e depressão e cada pessoa tem uma estrutura e seu tempo.

 

“Quanto mais pra baixo você se coloca em uma situação, mais pra baixo você fica. Nenhum diagnóstico, nenhum enfrentamento que a vida coloca pra você, é motivo pra você parar”, finalizou.

 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 16/10/2019 - 16:05

Mais do programa