Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadoras brasileiras desenvolvem teste molecular rápido para Covid-19

Novo método consegue identificar coronavírus desde os primeiros sintomas da doença

Tarde Nacional

No AR em 29/06/2020 - 16:47

Pesquisadoras da Universidade Federal de Goiás (UFG) estão desenvolvendo um teste molecular rápido, capaz de diagnosticar Covid-19 desde os primeiros sintomas. O método é 10 mil vezes mais sensível que o atual PCR, utilizado como testagem mundial padrão ouro.

Em entrevista ao Tarde Nacional desta segunda-feira (29), Gabriela Duarte, professora, doutora e pesquisadora do Instituto de Química da UFG, explicou a principal diferença do novo método.

Ouça no player abaixo:


“O nosso teste detecta a presença do vírus no organismo através do material genético do vírus, similar ao padrão ouro PCR. Mas a técnica que a gente usa é de forma mais simples, rápida e também tem alta confiabilidade porque é uma técnica altamente sensível”, explicou.

 

Segundo a pesquisadora, a técnica é mais sensível porque o processo amplifica o material genético do coronavírus. A sensibilidade está relacionada à quantidade de cópias do vírus que a pessoa apresenta no organismo. 

 

“O teste consegue detectar 10 mil vezes um número menor de cópias que o paciente tem no organismo, mesmo para pacientes que têm um número de vírus ou cópias baixo, porque nosso teste tem o poder de amplificação muito grande, a gente consegue amplificar mesmo com o número de cópias menor”, ressaltou.

 

 

Por detectar a presença do vírus desde o início, o novo método pode ajudar a diagnosticar os pacientes com mais rapidez. Além disso, a testagem é mais barata e acessível para a população.

Criado em 29/06/2020 - 16:52

Mais do programa