Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

UnB pesquisa relação entre coronavírus e condições climáticas

Estudar o comportamento da Covid-19 a partir do clima pode ajudar na prevenção da doença

Tarde Nacional

No AR em 30/06/2020 - 17:33

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolvem projeto para estudar a relação entre o clima e a Covid-19. O tempo de permanência e sobrevivência do coronavírus em diferentes condições climáticas pode ajudar a entender como a doença age em diferentes regiões brasileiras. 

O professor do Departamento de Geografia na UnB e coordenador do projeto, Rafael Franca, explicou que a pesquisa foi baseada em estudos realizados na Ásia e Europa. Segundo o pesquisador, havia muitas hipóteses de que o coronavírus estaria associado apenas com o inverno. Possibilidade que foi descartada quando o vírus chegou ao Brasil.

Ouça no player abaixo:


“Muita gente falava que a doença não iria pra frente no Brasil porque é um país quente e tropical. O que mais nos surpreendeu é que teve uma explosão de casos em Manaus, uma cidade quente. Isso nos trouxe dúvidas: será que teve uma relação com o clima?”, explicou.

 

O principal desafio é que o Brasil é um país extenso e com muitas mudanças climáticas. Entender essa relação pode criar estratégias para o combate ao coronavírus de acordo com cada região brasileira.

 

“Se a gente descobre que esse vírus é associado a sazonalidade, isso vai ajudar o Poder Público a direcionar melhor os seus recursos e estratégias de prevenção, políticas públicas, estratégias de adaptação e mitigação (do coronavírus)”, afirmou.

 

O projeto é uma pesquisa de médio prazo com possibilidade de conclusão em setembro deste ano. As informações estão sendo construídas diariamente no banco de dados com boletins do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Ministério da Saúde.

 

Tags:  coronavirus

Criado em 30/06/2020 - 17:44

Mais do programa