Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obesidade infantil aumenta durante a pandemia

Excesso de peso pode causar diabetes, problemas no coração e até mesmo piorar quadros de infecção pela covid-19

Tarde Nacional

No AR em 25/08/2020 - 17:48

Com aulas on-line, falta de exercícios e o tédio que aparece por ficar muito tempo dentro de casa, a obesidade infantil aumentou durante o distanciamento social. As crianças estão comendo alimentos com baixa qualidade nutricional, em grandes porções e mais vezes ao dia. 

Em entrevista ao Tarde Nacional desta terça-feira (25), a médica endocrinologista Lorena Lima Amato, doutora pela Universidade de São Paulo, alertou sobre os perigos da obesidade nas crianças.

Ouça no player abaixo:


“A cada ano tem aumentado o índice de crianças com obesidade, que precisa ser entendida como uma doença. Excesso de peso não é um estilo de vida, é algo que deve ser tratado porque tem custos à saúde a longo e médio prazo. Crianças obesas podem até ficar diabéticas no futuro”, alertou.

 

Além dos riscos e consequências da obesidade infantil, estudos comprovam que o excesso de peso pode piorar quadros de infecção por coronavírus. Isso porque a obesidade prejudica naturalmente a capacidade respiratória. “A pandemia de coronavírus mostra a obesidade como um dos fatores de risco porque o paciente obeso já tem um distúrbio ventilatório, então esses pacientes têm a necessidade de um recrutamento maior do pulmão. A imunidade do paciente obeso também não é tão boa. Um estudo da Unicamp até constatou que o tecido adiposo é onde o vírus se acumula”, ressaltou.

Segundo a endocrinologista, muitas vezes as crianças comem por tédio. Para lidar com o problema, é fundamental que os pais criem novos hábitos alimentares e priorizem uma rotina saudável para os filhos. Cozinhar com a criança, estimular atividades físicas dentro de casa e não comprar alimentos ultraprocessados são boas alternativas.

 

“Nesse momento que as crianças estão mais ansiosas, elas comem por tédio. Não tem o que fazer, querem comer. Cabe aos pais escolher o que vão trazer para dentro de casa e dar o exemplo. Não dá pra comprar uma comida palatável para gente e querer que a criança coma saudável se ela vê a gente comendo outra coisa”, afirmou.

 

Para tratar a obesidade infantil, é fundamental que os pais participem do processo. O excesso de peso pode causar várias complicações no futuro e prejudicar a vida da criança.

Criado em 25/08/2020 - 17:58

Mais do programa