Muitas vezes as vítimas de abuso sexual não conseguem denunciar – sentem medo, vergonha, culpa. A situação fica ainda mais assustadora quando o abusador é um médico ou profissional da saúde. Como romper o silêncio, tomar coragem e denunciar? Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com a atriz e co-fundadora da campanha #OndeDói, Nina Marqueti, que também foi vítima de abuso sexual praticado por um médico.
Diretamente de Nova Iorque, ela conta que não há dúvidas de que o acesso à informação e à internet veio contribuir muito para que as pessoas denunciassem o abuso sexual como um todo (violência doméstica e violência de gênero).
Nina Marqueti aponta que é comum nesses casos a vítima acreditar ter sido a única, por isso a demora em denunciar. Mas quando elas entram em contato com outras histórias e veem que isso não aconteceu só com elas, elas se sentem mais encorajadas e legitimadas a compartilhar e denunciar a violência que elas sofreram. Ou seja, que isso é mais comum do que a gente gostaria que fosse.
A plataforma #ondedói foi criada exclusivamente para mapear casos de violência sexual na área médica e tem orientado e acolhido vítimas em todas as regiões do país, por isso se solidariza com as vítimas e se coloca à disposição para orientação desse e de qualquer outro caso, independente do período. Basta responder as respostas no formulário disponível na plataforma para receber ajuda emocional e orientação jurídica.
Quer saber mais sobre a ação? Acompanhe a entrevista completa, no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.